segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Topo de canino


figura 1




O sobrepasse dos caninos inferiores em relação tanto ao nível incisal dos dentes anteriores, como em relação às pontas de cúspide dos dentes posteriores é chamado de tope dos caninos (fig. 1). Este aparente desnível é encontrado em dentições bem preservadas e parece não depender da idade. Normalmente estes indivíduos apresentam uma boa desoclusão e isto é fundamental para manutenção de uma boa oclusão (fig 2 A e B).
























Se pudéssemos eleger um procedimento dentro da odontologia reabilitadora como o melhor “custo-benefício”, certamente a reconstrução em resina do topo dos caninos seria a grande eleita.
Sempre que encontramos doença periodontal localizada em dentes posteriores, ou mesmo destruições dentárias, devemos desconfiar que os caninos são incompetentes para gerar a desejada desoclusão.
Ao reconstituirmos ou mesmo “inventarmos” os topos dos caninos inferiores, usamos um procedimento clínico de fácil e rápida execução para modular toda musculatura mastigatória. Protegemos os dentes posteriores e anteriores de forças horizontais de cizalhamento.